fbpx

UPA ou UBS? Descubra onde se consultar

Você precisa de uma consulta médica e bate aquela dúvida. Devo procurar a UBS ou a UPA? Saiba mais sobre estes locais e descubra qual opção é a ideal para o seu caso. 

O que significa UBS e UPA?

A UBS, ou Unidade Básica de Saúde, é um local direcionado a atendimentos não emergenciais. Ou seja, lá você realizar consultas agendadas, solicitar exames de rotina, tratar doenças crônicas, fazer vacinação, pré-natal, coleta de sangue, dentre outros. 

Já a UPA, Unidade de Pronto Atendimento, deve ser buscada quando se trata de uma questão emergencial. Elas funcionam 24h e prestam atendimento imediato a situações que não podem esperar. Isto inclui acidentes domésticos, mordidas de animais, infartos e/ou acidentes de trânsito. 

Por que não posso procurar qualquer uma delas?

Vamos supor que você apenas precise renovar a receita de um medicamento contínuo, mas decide ir até a UPA. Além de esperar muito mais na fila, você irá atrasar o atendimento de outros pacientes que precisam de atenção médica imediata

A UPA possui infraestrutura completa e corpo médico voltado para casos emergenciais e, por isso, é tão importante ir lá somente quando for realmente necessário!

Agora, se você precisa de uma consulta com urgência, a UBS não é indicada pois atende somente com horário marcado, de segunda a sexta-feira em horário comercial. 

Além do mais, ela pode não dispor de todos os equipamentos necessários para resolver o seu problema. Neste caso, você precisará se deslocar para a UPA e receber o auxílio adequado.  

Agora que você já sabe quando procurar a UPA ou a UBS, basta avaliar qual dos dois locais você deve ir e buscar a unidade mais próxima para atendimento. 

CONHEÇA O GRUPO HYGEA

Somos uma empresa que entrega soluções completas para a gestão da saúde, promovendo qualidade de vida e bem-estar através da terceirização para Prefeituras e hospitais privados. Saiba mais sobre nós.