fbpx

Quais são as vacinas aprovadas e como anda a imunização pelo mundo?

Após a aprovação de algumas vacinas, descubra como está ocorrendo o processo de imunização em escala mundial.

Atualmente o mundo conta com sete vacinas aprovadas em uma tentativa de conter o avanço da pandemia causada pelo vírus da COVID-19. A autorização emergencial do uso das vacinas por parte dos órgãos regulamentadores de forma alguma demonstra que não são seguras, pelo contrário, acelera o processo de utilização para diminuir as taxas de contaminação e mortalidade que já estão na casa dos milhões.

As candidatas aprovadas são a Oxford-Astrazeneca, Moderna, CoronaVac, Janssen, Sputnik V, Pfizer-BioNtech e Covaxin (esta última aprovada para uso emergencial somente na Índia). 

Elas se diferenciam de acordo com a técnica utilizada para produção além de níveis de efetividade em diminuir a contaminação pelo vírus e o desenvolvimento da forma grave da doença.

Conheça as vacinas adquiridas pelo Brasil

O Brasil já adquiriu doses das vacinas de Oxford, Pfizer, Janssen, Sputnik V, Covaxin e do Instituto Butantan (CoronaVac)

As vacinas Covaxin, Janssen, e Sputnik V, foram adquiridas mas ainda estão pendentes de autorização de uso em solo nacional por parte da Anvisa. 

Também existem negociações para adquirir doses da Moderna, porém o Brasil aguarda a aprovação da Anvisa para formalizar a aquisição de cerca de 13 milhões de doses. A previsão de recebimento das primeiras doses é para julho de 2021. 

Dentre todas as vacinas adquiridas, a da Janssen se destaca por necessitar de apenas uma dose para imunização. O que significa que as 38 milhões de doses protegerão 38 milhões de brasileiros do coronavírus. 

Somando-se todos os contratos, inclusive o da Moderna que ainda está em negociação, existe a previsão de entrega de 575,9 milhões de doses 

Sobre as vacinações no país

A vacinação iniciou em território nacional no dia 17 de janeiro em ato simbólico na cidade de São Paulo, utilizando doses recebidas da CoronaVac. Até o momento em que essa matéria foi redigida, o Brasil imunizou 14,12 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina contra o coronavírus, o equivalente a 6,64% de nossa população. 

Abaixo você encontra um mapa atualizado diariamente que contém os dados a respeito da vacinação do coronavírus em todo o mundo. Ele é interativo e você poderá selecionar apenas as regiões que deseja ver:

Mais de 90 países já iniciaram a vacinação contra o novo coronavírus utilizando um dos imunizantes já aprovados. 

Segundo dados coletados no dia 23 de março de 2021, o país que mais vacinou proporcionalmente foi Israel com 9.780.097 de doses aplicadas e cerca de 50% de sua população totalmente imunizada.

A OMS trabalha junto a parceiros para possibilitar o fácil acesso às vacinas para bilhões de pessoas que vivem em países em desenvolvimento. O Covax já distribuiu vacinas para mais de 20 países a começar por Gana. O Brasil também já recebeu as primeiras doses no dia 21 de março.