Assim como em qualquer outra área, o setor da saúde também enfrenta problemas hospitalares. 

Para o gestor, ficam as dúvidas e as incertezas sobre o que fazer em cada situação, já que é necessário não comprometer o desempenho financeiro da empresa sem que isso afete a qualidade do atendimento médico para cada paciente. 

Os desafios são enormes, mas para cada um deles existe um caminho para uma melhor tomada de decisões. 

De maneira geral, os gestores precisam desenvolver aptidões administrativas que, quando médicos, não são ensinadas durante a faculdade. Ou seja, precisam aprender sobre administração, finanças, contabilidade, recursos humanos, geralmente em cursos específicos de especialização. 

Separamos 5 principais problemas que atrapalham o bom desempenho da gestão:

1 – Subestimar a importância da experiência do paciente

Quando um paciente procura um hospital, em geral, durante uma situação fragilizada e qualquer coisa que você possa fazer para melhorar essa experiência vai contar muitos pontos em sua jornada ali dentro.

Quando falamos em bom atendimento, a primeira imagem que nos vem à mente é a do médico durante a consulta, e é um erro pensar que a base de toda a experiência do paciente se resume apenas a esse momento. 

Com certeza ele irá conversar com mais de uma pessoa antes de chegar até o consultório médico. A lista inclui secretários(as), enfermeiros(as), médicos(as) e seus auxiliares.

Por isso é fundamental que toda a equipe esteja de acordo com os valores da empresa, no sentido de melhorar o desempenho em suas funções, visando humanizar o tratamento dos pacientes.

2 – Não manter o fluxo de caixa em dia com um sistema de gestão nas clínicas/hospitais 

Geralmente a gestão preocupa-se mais em contratar pessoas para suprir um maior número de tarefas do que em otimizar os processos e adaptar-se à realidade das condições financeiras do hospital. 

Um diagnóstico correto sobre a saúde financeira da empresa só será possível por meio de um sistema de gestão hospitalar que trate dos detalhes do fluxo de caixa.

É ele quem vai mostrar a realidade atual da unidade, indicando a necessidade da demanda de contratação e dispensa de colaboradores, bem como os investimentos que precisam ser feitos para que haja melhorias no atendimento. 

É preciso ter em mente que somente com saúde financeira é possível progredir e fazer novos investimentos em médio e longo prazo.

3 – Acúmulo de tarefas, sobrecarregando todos os colaboradores

Muitos profissionais se perdem na hora da gestão hospitalar a partir do momento que passam a acumular tarefas e sobrecarregam os colaboradores. 

O cenário pode ficar pior quando, na ânsia por adicionar mais serviços ao portfólio, acabam por contratar mais pessoas, que ficam subutilizadas, o que gera oneração da folha de pagamento. 

4 – Gestão errada da agenda médica

Trabalhar em um hospital significa depender a todo momento de pessoas, sejam elas as que atendem ou as que buscam atendimento.

Dessa forma, é comum que os médicos tenham que lidar com as emergências que precisam ser encaixadas em um meio tempo. Há ainda o fato de que é possível que muitos médicos possam se atrasar para iniciar o atendimento por esse e outros motivos.

Todos esses fatores podem causar uma imensa confusão na agenda.

É fundamental adotar um sistema online, de simples consulta, onde fique claro para todos os envolvidos quais são os horários disponíveis. 

Através disso, é possível otimizar os processos e tornar a hora de trabalho mais valiosa, garantindo melhores índices de eficiência.

5 – Desorganização e falta de controle da parte burocrática 

A boa gestão de um hospital só acontece com organização e controle. 

Nos hospitais, ainda se perde muito tempo com tarefas burocráticas e muitas vezes o gestor acredita que a única solução é contratar mais pessoas. 

É preciso ter um controle rígido sobre as tarefas que são realizadas, ficar atento às agendas e na relação hora trabalhada x produtividade.

 

Somos uma empresa que entrega soluções completas e integradas para a gestão da saúde, promovendo qualidade de vida e bem-estar às pessoas através da terceirização. 

Oferecemos o nosso conhecimento técnico e prático para uma gestão de saúde eficiente, priorizando as necessidades da sua empresa, identificando e desenvolvendo melhorias nos processos administrativos e assistenciais. 

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