fbpx

Futuro da medicina: 12 inovações que vão revolucionar a atividade

Confira as inovações que irão revolucionar o futuro da medicina.

Ficção científica ou realidade? Como será o futuro da medicina? A Revista National Geographic listou 12 inovações que irão revolucionar a relação entre médicos e pacientes, e o tratamento de doenças. Confira: 

OLHO BIÔNICO

Produzido em 1 hora por uma impressora 3D, um olho biônico é capaz de tornar possível a ideia de uma prótese que enxerga.

ORIGAMIS DE DNA

Técnicas de origami em escala nanométrica permitem montar estruturas sustentadas por pedaços menores de DNA. Outras moléculas fixadas na estrutura conferem a ela funções, como transportar substâncias terapêuticas a outras partes do corpo.

LENTES INTELIGENTES

Lentes de contato são capazes de medir o nível de glicose na lágrima. Circuitos eletrônicos flexíveis não impedem a visão, e contam com sensores de glicose em um sistema sem fio.

ROBÔ-ORIGAMI

Um robô-origami dobrado é capaz de caber em uma pílula. Quando ingerido, ele se desdobra no interior do corpo e pode realizar tarefas, como remover um botão ingerido por engano, ou reparar tecidos danificados.

ADESIVO MONITOR

Um adesivo menor que um selo postal é colado na pele para monitorar o ritmo cardíaco. Ele mede a pressão corporal, emitindo ondas de ultrassom que são refletidas pelos tecidos e pelo sangue. As informações são transmitidas para um notebook. 

MÚSICA PARA PREMATUROS

Fones especiais foram desenvolvidos para bebês prematuros no Hospital Universitário de Genebra. O estudo busca entender como a música afeta o cérebro dos bebês, e como eles reconhecem a melodia e a altura do som. 

Essas habilidades são associadas ao processamento da linguagem.

ELETRODOS NO CÉREBRO

Eletrodos implantados no cérebro geram impulsos elétricos na ECP (Estimulação Cerebral Profunda). A técnica já foi utilizada com sucesso no tratamento de distúrbios como Mal de Parkinson e Transtorno Obsessivo Compulsivo.

SELFIE NO DIAGNÓSTICO DO CÂNCER

Através de uma selfie do paciente, um aplicativo é capaz de diagnosticar o câncer no pâncreas. Ele faz isso ao identificar sinais de icterícia no branco do olho, quando o nível de bilirrubinas está alto, o que é um indicador da doença.

PRÓTESES EM 3D

Impressoras 3D são capazes de produzir próteses que se encaixam perfeitamente no corpo do amputado, dando fim ao processo dispendioso e tentativo das produzidas em moldes de gesso.

ANÁLISES MELHORES DA PRÓSTATA

Novos exames de sangue são capazes de diferenciar os tumores na próstata que são letais e exigem tratamento, dos que são menos graves e demandam apenas acompanhamento.

DIAGNÓSTICO DO CÂNCER COM IA

A mesma inteligência artificial que o Google utiliza para identificar objetos online está sendo utilizada para detectar células cancerosas no tecido pulmonar. O sistema é capaz de definir a dosagem exata de remédio, reduzindo os efeitos colaterais.

EXOESQUELETO

Pacientes com problemas de mobilidade podem ter apoio robótico. Um exoesqueleto é capaz de conduzir o corpo, e ajudar a recobrar a força e a postura.

O FUTURO DA MEDICINA: FAÇA SEU CADASTRO NO GRUPO HYGEA

Se você é médico ou profissional da saúde e está em busca de uma oportunidade de trabalho, cadastre-se conosco!

Estamos constantemente selecionando e recrutando profissionais qualificados. Faça seu cadastro pelo número: (41) 99184-3456.