O acúmulo de trabalho afeta diretamente a saúde de qualquer pessoa. E com os profissionais da saúde, isso não seria diferente. A rotina médica é extremamente corrida, e isso exige uma dedicação ainda maior por parte dos médicos para realizar todos seus serviços. É justamente essa sobrecarga que pode causar a Síndrome de Burnout. Um a cada 10 médicos pensa em abandonar a carreira por conta da gravidade que sofre com essa síndrome. A seguir, saiba mais sobre este mal que afeta tantos médicos e como fazer para evitá-lo.

O que é Síndrome de Burnout?

A Síndrome de Burnout, (ou estresse ocupacional) é um estado de exaustão tanto mental, quanto físico e emocional, em decorrência a fatores estressantes no ambiente de trabalho. O Burnout pode acontecer em qualquer tipo de profissão, mas algumas áreas tendem a possuir um risco maior, como é o caso da medicina. O estresse ocupacional pode estar associado a diversas questões negativas no trabalho, uma delas é a sobrecarga e as jornadas de trabalho excessivas sem descanso.

Como é possível identificar a Síndrome de Burnout?

Essa síndrome pode ser, muitas vezes, confundida com a depressão. Por isso, é fundamental se atentar aos 3 pilares que caracterizam o Burnout. São eles:

 Quais são os sintomas da Síndrome de Burnout?

Como evitar a Síndrome de Burnout?

Uma das dicas para ajudar ou evitar que tenha Síndrome de Burnout é ter uma jornada de trabalho equilibrada. Manter a rotina de trabalho sem sobrecarga de plantões, ajuda a melhorar a qualidade de vida e a saúde mental de um médico. E para isso, você pode contar com o Grupo Hygea!