Durante a pandemia, profissionais da saúde estiveram em evidência na linha de frente contra o COVID-19.
A pandemia acelerou transformações e criou diversas oportunidades na medicina, criando uma série de especialidades com potencial para os anos seguintes.
Se você faz medicina e ainda não se decidiu qual especialidade quer fazer, esse artigo é para você!
Especialidades médicas em alta
The Medical Futurist Institute é uma organização húngara que pesquisa, estuda e analisa como a tecnologia e inovações afetam a medicina.
Em 2020, listaram as especialidades do futuro, e como humanos e máquinas vão interagir na área da saúde, uma vez que acreditam na colaboração entre tecnologia e médicos(as).
Acompanhamos, durante a feira Medica na Alemanha, o que há de mais moderno e acreditamos que, muito em breve, o trabalho repetitivo possa ser feito por máquinas e softwares, dando tempo e oportunidade para que os médicos usem suas habilidades para o que realmente importa: cuidar e tratar de pacientes.
Sendo assim, vamos listar algumas especialidades que estarão em alta no futuro próximo, dividindo espaço e somando experiências para uma melhor jornada do paciente.
Clínico geral
Conhecido também como médico de família, o clínico geral precisa ter a confiança de seus pacientes.
É aquele médico que responde todas as perguntas, encaminha para exames, para outros profissionais quando for necessário, e que sempre responde a dúvida do paciente sobre sua saúde.
Acreditamos que após um grande boom de ultra especialistas, agora haverá muito espaço para grandes e bons generalistas, também.
Pediatria
Durante a gestação, o uso de novas tecnologias garantem que a gestante e o bebê sejam monitorados, para que a qualquer sinal de irregularidade possa ser comunicada imediatamente aos médicos, o que dá um novo plano de base para os pediatras após o nascimento.
Além disso, existe uma nova série de pesquisas e estudos em andamento, os quais possibilitarão evitar diversas condições patológicas em crianças, abrindo um outro leque de opções a essa área da medicina.
Radiologia
No campo da radiologia, é provável que a inteligência artificial seja um poderoso aliado na agilidade para resultados e diagnósticos de exames, já que estão se criando novas tecnologias que facilitam a análise de padrões repetitivos e minimizam o erro humano, o que auxilia e otimiza a acurácia do profissional radiologista.
Dessa forma, com auxílio de softwares e algoritmos, os médicos poderão dedicar-se com mais liberdade de tempo à parte clínica e diferenças humanizadas da cada paciente individualmente.
Dermatologia
Na era dos filtros, o assunto do momento é o cuidado com a pele e aparência de uma maneira geral.
Técnicas variadas não só para a parte estética, mas também para diagnóstico precoce de doenças de pele pré-existentes estão em avanço “a todo vapor”.
A preocupação com a beleza sempre vai existir e dermatologistas possuem agora a tecnologia a seu favor, fazendo com que o cuidado esteja ao alcance de todos, tanto para a parte clínica, quanto para a estética.
Psiquiatria
Com a pandemia, desde 2020 as pessoas ficaram boa parte do tempo isoladas socialmente, em casa, e muitos foram os danos mentais e psicológicos causados pelo isolamento social.
A situação elevou os níveis de ansiedade e depressão, fazendo com que as pessoas sentissem a necessidade de cuidar mais da saúde mental.
Dessa forma, a psiquiatria é uma das especialidades cada vez mais em alta.
Ao passo que mais pessoas entendem sobre a saúde mental, mais elas valorizam e se atentam para a importância do cuidado nesta área.
Faça parte do Grupo Hygea
Somos um ecossistema completo de gestão em saúde!